O que vocĂȘ precisa saber sobre um bom plano de aula.







Um plano de aula Ă© um guia detalhado passo-a-passo que descreve os objetivos do professor para o que os alunos realizarĂŁo durante as aulas e como eles aprenderĂŁo. Criar um plano de aula envolve definir metas, desenvolver atividades e determinar os materiais que vocĂȘ usarĂĄ. Todos os bons planos de aula contĂȘm componentes  ou etapas especĂ­ficas.  

Elementos de um bom plano de aula.

Um bom plano de aula deve conter no mĂ­nimo os seguintes elementos citados abaixo, nĂŁo precisa ser uma fĂłrmula rĂ­gida; considere como uma diretriz geral que ajudarĂĄ vocĂȘ a cobrir as partes necessĂĄrias de uma aula bem-sucedida.

Objetivo 

Os alunos aprendem melhor quando sabem o que devem aprender e por quĂȘ. "O objetivo ou objetivo da aula inclui as metas estabelecidas que se precisa alcançar. Por que os alunos precisam aprender isso ou aquilo? Que habilidades devem ser desenvolvidas nos aulos? Antes de se estabelecer os objetivos Ă© recomendado que seja feita uma avaliação diagnĂłstica para saber o que os alunos sabem. 

ConteĂșdos 
Os conteĂșdos sĂŁo os meios pelos quais se pretende alcançar os objetivos. Os objetivos e conteĂșdos devem ser articulados, pois relacionam-se entre si. Os conteĂșdos podem ser agrupados em conceituais, procedimentais e atitudinais.

[1] Conceituais – Aprender a conhecer (conhecimento e diferenciação entre conceitos, informaçÔes, princĂ­pios, etc). Compreender, analisar, refletir, comparar, etc.


[2] Procedimental – Aprender a fazer (O aluno experimenta, realiza açÔes na busca do conhecimento, etc.). Escrever, ler, desenhar, usar tĂ©cnicas, etc.


[3] Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos). Cooperar, ser solidĂĄrio, respeitar, etc.

Duração


Qual o tempo necessĂĄrio para realizar a aula? 50 minutos, uma hora, um perĂ­odo letivo? Vale repensar esse item com frequĂȘncia, para avaliar se vocĂȘ nĂŁo estĂĄ colocando muitas atividades em pouco tempo, ou esperando que seus alunos façam em 30 minutos algo que eles levam 15. Se for necessĂĄrio mais tempo, talvez seja melhor organizar as aulas em uma sequĂȘncia didĂĄtica. Se for preciso, organize um cronograma com as etapas a serem desenvolvidas.

Desenvolvimento

desenvolvimento Ă© o passo a passo, o como fazer, que explica quais e como as atividades serĂŁo desenvolvidas, quais estratĂ©gias didĂĄticas serĂŁo utilizadas (slides, mĂșsicas, rodas de conversa, circuito, mapa conceitual, textos que explorem os temas, etc), como os alunos serĂŁo organizados (individualmente, em duplas ou grupos) e as possĂ­veis intervençÔes do professor.

Recursos


Recursos e materiais necessĂĄrios: Que materiais serĂŁo necessĂĄrios para desenvolver minha aula? Textos impressos, Datashow, Internet, ĂĄudios, vĂ­deos, fotografias ou outras imagens, jogos, etc.

Avaliação


avaliação deve estar presente em todos os momentos da aula. É a leitura de como foi a aprendizagem dos alunos, em relação aos diferentes conteĂșdos. É o feedback! Como foi o envolvimento e a participação dos alunos? Compreenderam a proposta da aula? O que eles aprenderam? Quais foram suas reflexĂ”es? O que deu certo na aula? O deixou a desejar? Suas estratĂ©gias deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? VocĂȘ foi mediador, facilitador do processo de aprendizagem dos alunos? VocĂȘ atingiu sua meta? Esses sĂŁo alguns questionamentos que auxiliam o processo de avaliação da sua aula e da aprendizagem da turma.

Fontes


Fontes: Quais teorias embasaram sua aula? Onde vocĂȘ pesquisou materiais teĂłricos ou prĂĄticos para o desenvolvimento? Livros didĂĄticos, sites, revistas, outros professores, etc. Quantas fontes importantes perdemos por nĂŁo fazer o devido registro!

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